ENSINO FUNDAMENTAL I
Trabalhar a temática meio ambiente na
escola, tem por princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar
sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação
do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é
necessário que cuidemos do mundo, não poluindo e criando formas de efetivar
ações e atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente.
Os
nossos olhares deverão estar atentos para a percepção das realidades ambiental,
social, econômica e cultural e para os seres que constroem a relação nos micro
e macro ambientes. O espaço deve ser lido através do seu entorno imediato,
isto é, devemos criar com os alunos a certeza de que todos nós fazemos parte,
do planeta Terra e por isso, somos igualmente responsáveis pela sua preservação
e cuidado.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação das águas. Para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso pensar no que fazer para melhorá-la e transformá-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
Devemos chamar a atenção dos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, e resíduos que somados geram uma grande quantidade de lixo que poluem o planeta.
Em nossa discussão é importante criar com nossos alunos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do meio ambiente, como a questão do lixo, da água, e da devastação das reservas de mata, da preservação das águas. Para chegarmos a estas alternativas teremos que trabalhar com eles a leitura de realidade e após isso pensar no que fazer para melhorá-la e transformá-la.
O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é, quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e encontrar alternativas para a questão ambiental, assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte do todo e estar articulado entre si.
Portanto,
no turno da manhã sob a orientação da coordenadora Mônica Paz e com o apoio da
gestora Adriana Teixeira e da orientadora de professores Maria Zelma, realizou-se
vários trabalhos durante toda a semana, estes foram apresentados na última
sexta, dia 07.
Os tópicos
ta temática meio ambiente foram distribuídos da seguinte maneira:
1º e 2º
anos – Música da Xuxa: os bichos. Professoras Sílvia e Cecília, com o apoio da
orientadora de professores Mª Zelma
3º ano –
Reciclagem. Profª Alessandra
4º e 5º
anos – Xote ecológico – professoras Edilaine e Etelvina
Equipe de Professores |
Educ. Infantil |
1º e 2º anos |
3º ano |
Estudantes do 4º e 5º anos |
Coordenadora Mônica Paz |
Nenhum comentário:
Postar um comentário